INTERCÂMBIO 2009 / 2010 - PARCEIROS

Escola Secundária de Barcelos - Barcelos, Portugal

School Stevensbeek - Stevensbeek, Holanda

Instituto Hermanos Amorós - Villena, Espanha

Academichna Gimnasiya Lviv - Lviv, Ucrânia


INTERCÂMBIO 2010 / 2011 - PARCEIROS

Escola Secundária de Barcelos - Barcelos, Portugal

School Stevensbeek - Stevensbeek, Holanda

Instituto Hermanos Amorós - Villena, Espanha

Instituto Virgen Guadalupe - Cáceres, Espanha

Academichna Gimnasiya Lviv - Lviv, Ucrânia

Leonard Piwonil's Firts Private Higth School -Szczecin, Polónia

IV Liceum O W Rzeazowie - Rzeszów, Polónia

Zespól Szkól - Kolobrzeg, Polónia

INTERCÂMBIO 2011/ 2012 - PARCEIROS

HOLANDA – METAMEER – SINT-ANTHONIS

ITÁLIA – I.I.S.S. "AUGUSTO RIGHI" - CERIGNOLA

HUNGRIA – KECSKEMÉTI HUMÁN KÖZÉPISKOLA, SZAKISKOLA ÉS KOLLÉGIUM KADA ELEK KÖZGAZDASÁGI SZAKKÖZÉPISKOLÁJA – KECSKEMÉT

UCRÂNIA – ACADEMYA GIMNASYA DE LVIV - LVIV

ESPANHA – IES VIRGEN DE GUADALUPE – CÁCERES

Leonard Piwonil's Firts Private Higth School -Szczecin, Polónia

AVISO

FOI ADICIONADO UM CHAT NA PARTE FINAL DO BLOG PARA TODOS AQUELES QUE QUISEREM ENTRAR EM CONTACTO ONLINE

segunda-feira, 9 de maio de 2011

9 MAIO - DIA DA EUROPA

De manhã a primeira convidada, Drª Susana Caravana, Relações Internacionais e responsável pelos programas Erasmus do IPCA falou da importância da mobilidade no ensino. Destacou a aproximação entre os vários países apesar das diferenças e da dificuldade linguística que os nossos alunos terão de vencer.
A segunda intervenção pertenceu a Professora Marya Didich, da Ucrânia. Um relato histórico e ao mesmo tempo muito afectivo. Relatou a experiência que começou no seu país que saía da URSS, ganhava identidade adoptando a língua materna da Ucrânia, em substituição da língua russa, com todas as implicações inerentes. Mas o seu país, que buscava a democracia, entra em depressão e Marya vem para Portugal. Aprendeu português em três meses, deu aulas no Estoril e entretanto, regressou à Ucrânia. Entusiasta dos valores europeus, foi das primeiras parceiras do Clube Europeu da ESB.
O terceiro convidado, Professor Luís Covas, dirige o Desporto Escolar na Coordenação Educativa de Braga. Falou da organização do Campeonato Mundial de Andebol do Desporto Escolar realizado no ano passado em Braga, Guimarães e Fafe em que se envolveram os alunos dos cursos profissionais de várias escolas. Os alunos convidados e que estão em Portugal ao abrigo de programas comunitários, congratularam-se com a boa experiência que têm tido no nosso país, como são bem recebidos e se adaptaram, apesar das diferenças. Alguns pensam até que será difícil regressar ao seu país de origem.
Diogo Mota, aluno do décimo ano da ESB que viajou para a Ucrânia no passado ano lectivo, deu um divertido testemunho de como as diferenças culturais, sociais e económicas são acentuadas num país como a Ucrânia, ainda fora da União Europeia. A passagem da fronteira entre a Polónia e a Ucrânia ficou na memória destes alunos habituados a ouvir falar de uma Europa em que há livre circulação de pessoas e bens.
O deputado Dr. António José Seguro foi o convidado da sessão da tarde. Fazendo uma breve e interessante exposição sobre o seu percurso de vida e a sua experiência como deputado do Parlamento Europeu, deu uma lição de cidadania referindo os valores da União Europeia e a sua importância para Portugal. Interpelado pelos alunos, disse, sobre a geração “à rasca”, que em todas as gerações houve jovens com dificuldade e com incertezas em relação ao futuro. Deixou a estes alunos a certeza que, se cada um der o seu melhor no seu trabalho e se andar informado, criticando mas construindo, o futuro será certamente melhor.
O Director da ESB, Dr. Jorge Saleiro congratulou-se com o interessante papel que a escola está a desenvolver em prol dos seus alunos, acreditando que estas experiências que o Clube Europeu proporciona aos alunos constituem uma mais-valia para o seu futuro. Não podia ter sido mais interessante para os nossos alunos esta comemoração do Dia da Europa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário